



MERCADO MELO VIANA
O projeto parte da ideia de criar um espaço de valorização da cultura e produção local de Sabará, articulado a partir de uma cobertura paramétrica inspirada na forma de um buraco negro. A estrutura plana se curva em direção a um vazio central, que toca o solo e dá origem ao átrio com jardim — núcleo do projeto e elemento organizador dos fluxos.
A cobertura, além de abrigo, atua como gesto arquitetônico que conduz o olhar e as circulações ao centro, criando um eixo de encontro entre o céu e a terra, entre o coletivo e o individual. Estrutura ancorada nesse ponto de convergência, em torno do qual se organizam as áreas expositivas, ateliês e estandes.
Ao redor, a área externa acompanha esse movimento centrípeto e serve de transição entre a cidade e o interior do edifício. O percurso conduz o visitante para em um espaço onde a história e os saberes populares são preservados e reativados. A arquitetura cria, assim, um ambiente contínuo e simbólico, onde o vazio central não é ausência, mas origem e destino.
2019
entre a arquitetura e o design
© 2025. por vitor de castro todos os direitos reservados
